Interaula.com

A Cigarra e a Formiga

Era uma vez uma cigarra muito animada que adorava cantar e dançar ao som dos seus próprios sons e músicas. Ela “cantava” o tempo todo.
Ela passava o dia inteiro dançando, cantando e se divertindo sem se preocupar com o futuro.

Fazia muito calor, pois era verão e as temperaturas estavam altíssimas. Por outro lado, ao lado da cigarra, onde ela costumava ficar cantando, havia um formigueiro. Um certa formiga, trabalhadora e preocupada com o futuro, trabalhava enquanto a cigarra cantava.

A formiga trabalhava muito, sempre carregando comida para o formigueiro, se preparando para quando o verão terminar.

Ela sabia que, como acontece todo ano, o verão iria terminar, depois viria o outono, e finalmente chegaria o inverno. No inverno fica mais difícil conseguir alimentos. Então a formiga trabalhava, sem se preocupar com a diversão, pois sabia que sem comida, ela não conseguiria sobreviver no inverno.

interaula.com

A cigarra cantava enquanto a formiga trabalhava


Um dia, a cigarra encontrou a formiga carregando uma enorme fruta.
A cigarra se aproximou e perguntou: – “Ei, formiga! Por que você está trabalhando tão duro? Você não está se divertindo? Vamos dançar juntas!”

Mas a formiga respondeu: – “Desculpe, cigarra, mas eu tenho que trabalhar para guardar comida para o inverno! Se eu não fizer isso, não terei nada para comer quando o inverno chegar.”

A cigarra não entendeu o porque de tanta preocupação da formiga com o futuro e continuou a dançar e cantar, sem se preocupar com o inverno que chegaria em alguns meses.

E assim, os dias foram se passando, as semanas, os meses se passaram, e chegaram as grandes chuvas que anunciam final do verão!
Alguns meses depois, o inverno chegou com força total e fazia muito frio.
A cigarra que passou todo o verão se divertindo, começou a sentir fome e frio. Ela foi procurar comida, mas não encontrou nada em sua casa.

Então ela se lembrou da formiga e foi até sua casa para pedir um pouco de comida.

Ela bateu na porta do formigueiro mas a formiga apareceu e foi logo dizendo:
– “Desculpe, cigarra, mas como eu lhe falei meses atrás, quando ainda estávamos no verão, eu precisei trabalhar para guardar comida para eu poder passar todos esses meses do inverno que acabou de começar. Enquanto eu trabalhava, você não se preocupava com o futuro, então agora você vai ficar com fome por não ter pensado na chegada do inverno.

Com frio e faminta, a cigarra abaixou a cabeça, triste, e já ia indo embora quando a formiga falou:
” Espere aí, dona cigarra”.

A cigarra virou a cabeça e olhou para a formiga com cara de fome e tristeza.

Então a formiga falou:
-“Embora a senhora não tenha trabalhado durante o verão e nem quis pensar como seria no inverno, eu me lembro que quando eu estava muito cansada, de tanto carregar comida para a minha casa, a senhora me animou muito com suas músicas e com a sua alegria. E assim eu consegui guardar tantos alimentos.

Portanto, como forma de agradecimento, eu vou lhe dar comida durante todo o inverno”.

A cigarra ficou feliz da vida, sorriu e se abraçou com a formiga e as duas começaram a pular juntas! Assim, a cigarra aprendeu a importância do trabalho e a formiga aprendeu a importância da diversão. A partir daquele dia, as duas viviam em harmonia, trabalhando, pensando no futuro mas ao mesmo tempo, se divertindo juntas, nos intervalos do trabalho.

Scroll to Top