Interaula.com

Sabia que a "Água de Azeitonas" Pode Dar uma Super Acelerada no Seu Treino?

De acordo com um estudo recente, um subproduto natural criado na produção do azeite que é o hidroxitirosol, pode melhorar o seu desempenho na corrida e em outros exercícios físicos do tipo aeróbico.

Todo mundo sabe ou já ouviu falar que o azeite de oliva faz bem para a saúde. Mas você sabia que um subproduto natural da azeitona pode turbinar seus treinos e melhorar sua performance física?

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Nutrients, consumir a “água da fruta” pode aumentar seus níveis de energia durante os exercícios. 

O professor associado da Universidade Anglia Ruskin, Justin Roberts, revelou estar interessado há muito tempo nos benefícios dos polifenóis para o exercício, como os derivados de cerejas e beterrabas.

Entretanto, para obter benefícios semelhantes das azeitonas, seria necessário consumir grandes quantidades diariamente, o que não é uma opção realista.

Diante disso, a equipe de Doutor Roberts testou a água concentrada de azeitona, mais exatamente a OliPhenolia que é rica em hidroxitirosol, para verificar sua eficácia.

Os pesquisadores analisaram 20 participantes que tomaram OliPhenolia, que é um tipo de “água de azeitona” disponível comercialmente e rica em hidroxitirosol.

Os participantes foram divididos em dois grupos. 

O grupo 1 tomou a “água de azeitonas” rica em hidroxitirosol e o os participantes do grupo 2, sem saber, tomaram um placebo, que era uma água semelhante a “água de azeitonas”, porém sem a substância principal que é o hidroxitirosol.

Isso aconteceu durante 16 dias. 

E, em apenas 16 dias de consumo, foram notadas melhorias significativas no exercício aeróbico, com redução de custo de oxigênio e economia de corrida melhorada. 

O Doutor Roberts, explicou que esse é o primeiro estudo a investigar o uso da água de azeitona em ambiente de exercício, e que os resultados sugerem um grande potencial de benefícios para aqueles que realizam treinamentos aeróbicos regulares.

E, realmente, o resultado foi surpreendente: aqueles que tomaram a água de azeitona apresentaram níveis de energia mais altos durante o treino aeróbico, além de melhorias na recuperação após os exercícios incrementais. 

Isso se deve, justamente, pelo fato de a água da azeitona ser rica em hidroxitirosol, um ingrediente pouco conhecido, pelo público em geral, que pode potencializar seus marcadores respiratórios e melhorar a economia de corrida. 

Vale destacar que a “água de azeitonas” que estamos falando aqui não é aquela água salgada que, normalmente, vem junto com as azeitonas nas latas e saquinhos que compramos nos supermercados.

A “água de azeitonas” que foi utilizada na pesquisa é um subproduto da extração do azeite de oliva, e é rica em hidroxitirosol que é a substância chave nesse estudo.

Portanto, antes de você pensar em tomar aquela água salgada que normalmente, vem junto com as azeitonas, não faça isso.

Aquela água contém muito sal que faz mal à saúde.

Além disso a “água e azeitonas” de que estamos falando, desde o início, é um composto rico na substância chamada hidroxitirosol que pode ser adquirido sob a forma de suplemento, desde que indicada por seu nutricionista ou seu médico.

De acordo com o Dr. Roberts, agora, o próximo passo da equipe é realizar mais pesquisas para corroborar essas descobertas e investigar se este produto pode ser usado para treinamento e recuperação de maratonistas, por exemplo, além de testar sua eficácia na supressão da inflamação associada ao exercício.

Scroll to Top