SISU 2023 Faz Nova Convocação: Confira Se Você Estará Na Universidade Esse Ano!
Você sabe quando foi que o Ministério da Educação divulgou a última lista de convocação?
Foi na segunda-feira, em 13 de março de 2023. Nessa data, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da primeira chamada da lista de espera do SISU 2023.
Por isso, as universidades estão iniciando a convocação dos candidatos que se inscreveram na lista de espera.
>>> É muito importante ficar de olho para saber ser a Universidade está lhe chamando!
Como Funciona, Atualmente, a Lista de Espera dos Futuros Universitários
Quando você se inscreveu, você teve a oportunidade de escolher uma ou duas opções de curso, certo?
Se te chamam para a 1ª opção, você dever se inscrever nela. Caso contrário, você passa para a 2ª opção.
A partir de 2019, se um aluno não for convocado para a 1ª opção e for convocado para a 2ª, não poderá mais concorrer em nenhuma lista de espera.
No entanto, o aluno que não for convocado para nenhuma opção poderá optar por ficar na lista de espera para sua 1ª ou 2ª opção. Isso foi estabelecido na Portaria MEC nº 1.117, de 1º de novembro de 2018.
Você sabe o que não funciona mais no SISU 2023?
Antes de 2019, caso o aluno não fosse aceito para a 1ª opção, mas fosse para a 2ª, ele poderia optar por ficar na lista de espera da 1ª opção, aguardando uma possível nova convocação da Instituição de Ensino Superior (Faculdade).
No entanto, ele só poderia ficar na lista de espera para a 1ª opção.
Mas agora, a regra é outra, conforme já vimos: se o aluno for chamado para a 2ª opção ele é obrigado a aceitá-la ou desistir. Nesse caso ele não pode mais ficar esperando pela 1ª opção.
Importante: Novamente repetimos aqui que se você ainda não foi aprovado na primeira chamada, não se preocupe. Essa pode ser a hora de você conseguir uma vaga nas instituições de ensino através das vagas remanescentes.
Fique atento(a) aos prazos e não desista do seu sonho de estudar!
Esquema de Funcionamento do SISU
O processo do Sisu ocorre duas vezes ao ano e permite que os candidatos escolham até duas opções de curso, com possibilidade de alteração durante o período de inscrição.
As instituições podem estabelecer diferentes ponderações para cada disciplina e notas mínimas para cada curso. A nota de corte é a nota mínima necessária para estar entre os candidatos selecionados para um curso, com base no número de vagas e no número total de inscritos.
Uma vez por dia, o Sisu calcula e publica a nota de corte de cada curso na primeira ou segunda opção do candidato.
Isso foi estabelecido na Portaria MEC nº 1.117, de 1º de novembro de 2018.[23]

Ampla Concorrência e Políticas Afirmativas
Há diversas maneiras de concorrer às vagas do Sisu, através de ação afirmativa e concorrência geral. Cada instituição tem a liberdade de destinar vagas específicas para determinados grupos da sociedade, como refugiados e professores.
Também é possível receber pontos extras de acordo com circunstâncias particulares. A “Lei de Cotas”, como é popularmente conhecida, reserva vagas apenas em instituições federais, como universidades e institutos federais.
Antes de 2016, as vagas eram divididas em quatro categorias, que incluíam candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio em escolas públicas, bem como candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas com a mesma renda e origem escolar.
A lei também reservava vagas para aqueles que cursaram o ensino médio em escolas públicas, independentemente da renda e para cotistas autodeclarados negros, pardos ou indígenas com a mesma origem escolar.
Importante: Não Perca a Sua Vaga!
Você sabe como descobrir se as Universidades estão lhe chamando nesta nova convocação?
Perceba que cada instituição de ensino tem sua própria política para as chamadas de vagas remanescentes, então é necessário acompanhar os sites das universidades para se manter atualizada(o) sobre as informações.
Se você está na lista de espera do SISU 2023 e quer saber se foi convocada(o), é necessário acessar o site da universidade para a qual se inscreveu e verificar a lista divulgada. É importante lembrar que cada instituição irá gerenciar as chamadas para preencher as vagas disponíveis, então é fundamental ficar atento(a) às informações divulgadas.
Além disso, é importante checar regularmente o e-mail que você cadastrou no Sisu, pois é por meio dele que a instituição de ensino pode entrar em contato para informar sobre a convocação e o prazo de matrícula.
Agora que você saber como acompanhar as convocações, não perca a oportunidade de realizar seu sonho de estudar, fique atenta(o) aos prazos e informações divulgadas pelas universidades.
Espero que você esteja na lista de convocação dos novos universitários do Brasil neste ano de 2023!
Boa sorte e conte conosco!